ESPECIAL:Guia da Série A do Brasileirão


de Rio de Janeiro - RJ, Brasil
(19/04/14)

Para você, ficar bem informado durante o Campeonato Brasileiro, nós, do FutSimples fizemos um resumão dos 20 clubes da Série A. Veja abaixo, palpites dos nossos comentaristas,as táticas, uma prévia para os times e a opinião de técnicos e jogadores!


Opinião:

Theo Montoto(bloggeiro do FutSimples):

Campeão:
Internacional/Cruzeiro
Rebaixados:
Chapecoense, Goiás, Figueirense e Sport
Revelação:
Luan(atacante do Grêmio)

Gabriel Zolla(convidado especial):

Campeão:
São Paulo/Cruzeiro
Rebaixados:
Sport,Criciúma,Goiás e Botafogo
Revelação:
Geuvânio(atacante do Santos)

Giancarlo Bueno(convidado especial):

Campeão:
Internacional/Grêmio
Rebaixados:
Criciúma, Coritiba, Chapecoense e Figueirense
Revelação:
Luciano(atacante do Corinthians)

1ª Rodada:

Sábado:
Fluminense 3 x 0 Figueirense(18h30)
Internacional 1 x 0 Vitória(18h30)
Chapecoense 0 x 0 Coritiba(21h)

Domingo:
São Paulo x Botafogo(16h)
Atlético PR x Grêmio(16h)
Atlético MG x Corinthians(16h)
Bahia x Cruzeiro(16h)
Flamengo x Goiás(18h30)
Santos x Sport(18h30)
Criciúma x Palmeiras(18h30)


Atlético-MG
O grande galo de Minas, entra na competição dividido entre a Libertadores e o começo do Campeonato Brasileiro de 2014. Até a paralisação para a Copa do Mundo, o time estará focado na Libertadores, mas sabe que é importante somar pontos, para que depois que acabe sua trajetória no campeonato sul-americano, ele esteja em uma posição favorável para disputar mais um título. É um time que apresenta um bom futebol, e é um dos favoritos para o caneco nacional.

“Não tem motivação maior, começando o Campeonato Brasileiro, contra uma grande equipe, uma das equipes que vão brigar pelo título. Queremos fazer história em busca do bi da Libertadores e conquistar o Campeonato Brasileiro também”.

Ronaldinho Gaúcho; meio-campo



Atlético-PR
O Furacão entra focado apenas no Brasileirão, após uma eliminação precoce na Libertadores. O time não tem um elenco muito rico em experiencia, mas tem juventude. Comandado por Miguel Ángel Portugal, a equipe é uma das quais não podemos afirmar que lutará para ficar na Série A, ou que brigará por uma vaga na Libertadores. O time é irregular, e se não manter peças como o zagueiro Manoel, lutará para não cair.

“Estamos trabalhando para a construção de um time novo, com alguns jogadores que atuaram no time Sub-23. Podemos ter um time com um pouco mais de intensidade, um pouco mais de velocidade. Também um pouco mais de juventude"
Miguel Ángel Portugal; técnico



Bahia:
Com um time um pouco mais forte do que o que fez o Brasileirão 2013, o time comandado pelo jovem Marquinhos Santos(34 anos) almeja uma vaga na Sul-Americana. Maxi Biancicchi e Lincoln, foram contratados este ano e são titulares que podem ajudar o Tricolor. Porém, um fraco elenco, pode ser um peso desfavorável para a equipe, que ao decorrer da competição, pode perder peças importantes.
“Com a Nação que temos e a responsabilidade que temos por representar a grande marca que é o Bahia, temos que fazer um ano diferente. Reconquistar o espaço, perdido há algum tempo e isso passa pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. Temos limitações, sabemos muito e temos que trabalhar para evoluir a equipe.
Marquinhos Santos; técnico 

 


Botafogo
Também eliminado de forma precoce na Libertadores, o alvi-negro carioca, conta com jogadores muito experientes e vencedores, como Jorge Wagner e Emerson Sheik, mas não tem peças de reposição qualificadas, o que é importante para a disputa de um campeonato tão longo que é o Brasileiro. Vágner Mancini, foi o escolhido para substituir Eduardo Hungaro no comando do time.

"Noto que em poucos dias já tivemos muita coisa boa. Estou muito convicto que a equipe vai ser muito forte no Brasileiro e quer virar a página para ir bem na competição“
Vágner Mancini; técnico


Chapecoense
O Verdão de Chapecó, luta para permanecer na Série A. Com um técnico que conhece o grupo, o time estreante do campeonato tem um time arrumado, mas que não nos da uma margem para garantir que o clube vai permanecer na elite do futebol brasileiro.  Para a Chapecoense, o importante é tentar ganhar os primeiro jogos antes da Copa do Mundo, onde alguns fortes times estarão divididos entre o Brasileiro e a Libertadores.

“Nós vamos trabalhar na permanência do time da Série A, um campeonato muito difícil. Estamos vivenciando muito esse momento histórico para o clube. Vamos trabalhar com nossas armas para fazer bonito na competição”

Gilmar del Pozzo; técnico


Corinthians
Apesar da péssima campanha no Paulistão 2014, o Timão, quer uma classificação para a Libertadores. Com Mano Menezes no comando, a equipe quer mostrar trabalho. O ataque é o ponto negativo do time. Guerreiro, está lesionado e Pato, foi para o rival São Paulo. Luciano e Jadson são as principais peças do Corinthians no ataque. Cléber e Gil, são apoiados por Ralf para tentar evitar que as redes do goleiro Cássio, balancem.
“Tenho uma teoria sobre o Campeonato Brasileiro: os campeões se formam durante a competição. Quem pensa que é favorito e acredita muito nisso acaba não confirmando essa condição lá dentro. Vamos esperar. O Corinthians quer estar no grupo de times capazes, na reta final, de brigar pelo título”
Mano Menezes; técnico
                                      

Coritiba
Após quase cair no ano passado,  o coxa branca é um time que vai fazer o torcedor passar sufoco neste brasileirão. Com o mesmo time do ano passado, o alvi-verde luta para se manter no Brasileirão, pelo fato de não ter peças de reposição e por ter uma enorme dependência do meia Alex, de 36 anos, que está jogando 1  e ficando 2 fora. O mando de campo no Couto Pereira, pode fazer a diferença para que os comandados de Celso Roth, façam um Campeonato Brasileiro sem sustos.

“Nós temos um grupo de valor. Vamos fazer algumas contratações pontuais[...]essa é a minha expectativa. Esse grupo tem valor, mas está desequilibrado tecnicamente, não fez um primeiro semestre de acordo com a história do Coritiba”

Celso Roth; técnico

Criciúma
Dependente do experiente Paulo Baier, o Tigre quer ir para a Sul-Americana.O experiente Caio Júnior(ex-técnico do Palmeiras, Flamengo...) pode administrar bem o elenco para que não sintam a pressão de não cair para a 2ª Divisão.O jovem ataque formado por Lucca e Silvinho, dá poder de fogo ao Tigre.Todavia, se a frágil defesa não colaborar, o time corre risco de rebaixamento. Ano passado, brigou para não cair.
“O torcedor pode esperar um time com muita garra e disposição, como sempre teve. Mas sempre galgando passos maiores. O Criciúma está com plenas condições de melhorar nossa classificação histórica no Brasileiro da Série A”
Bruno; goleiro
                                     

Cruzeiro
Favoritíssimo, o time celeste deve mandar a campo nas primeiras rodadas um time considerado "reserva", mas que os jogadores que o forma, seriam titulares em qualquer outro time brasileiro à exemplo dos meias Marlone e Tinga e dos atacantes Luan e Borges. O título do do Mineiro, já mostrou que a Raposa, deve lutar novamente pelo título da competição nacional.

Fábio;Ceará,Bruno Rodrigo,Dedé,Egídio;Lucas Silva, Nilton,Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart; Dagoberto e Marcelo Moreno



Figueirense
Luta para não cair. Sem muitas estrelas e com poucos reforços, se apoia na experiencia e nas bolas paradas de Marcos Assunção. Marquinhos Pedroso, pode ser uma das boas surpresas do Campeonato Brasileiro, enquanto Ricardo Bueno, é a esperança de gols do time de Santa Catarina.O Figueira é comandado por Vinicius Eutrópio.

“Será muito difícil, com equipes gastando valores astronômicos, mas não cairemos nisso. O Figueirense é um time com os pés no chão. Temos um bom trabalho e um grupo fortalecido. Em campeonatos longos, o trabalho aparece mais”

Vinicius Eutrópio; técnico


Flamengo
O time está "cambaleando" entre a glória e o fracasso. Foi eliminado na Fase de Grupos d Libertadores, mas foi campeão Estadual.Sem muito dinheiro no bolso, a "política" de contratações do Mengão, é de "pés no chão". O atacante Arthur, ex-Londrina, chega por empréstimo e é considerado revelação.Os laterias ofensivos, podem ajudar Hernane, o brocador que costuma resolver na frente. Alecsandro e Chicão, são boas opções no banco de Jayme de Almeida.
"Para a pretensão do Flamengo, que é ser campeão, tem que chegar forte. O Flamengo nunca é azarão. O Flamengo entra para ser campeão. Com trabalho e com mentalidade ambiciosa podemos ser campeões ou nos tornar favoritos“
Wallace; zagueiro 


Fluminense
O time de Cristóvão Borges, conta com um respeitável setor ofensivo que tem nomes como Fred, Rafael Sóbis e Walter(ex-Goiás). Porém, a defesa faz a torcida passar sufoco. Conca, volta ao time, tendo a missão de pensar as jogadas do Tricolor carioca. Ano passado, brigou para não cair e só não foi rebaixado por que venceu no Tribunal e a Portuguesa caiu em seu lugar.

Diego Cavalieri;Bruno, Elivelton, Gum; Carlinhos; Jean, Diguinho, Conca, Wagner; Rafael Sóbis e Fred.

Goiás
Com uma equipe totalmente modificada, o Goiás, neste ano, deve ficar no meio da tabela, ou até brigar para não cair. Peças que fizeram a diferença em 2013, como o zagueiro Rodrigo,o meia Eduardo Sasha e principalmente o atacante Walter, saíram do clube Esmeraldino. Ricardo Drubscky, tem a missão de encaixar o time, com peças alternativas como Pedrão e Amaral para que o time não faça uma temporada ruim. Tiago Real(ex-Palmeiras), chega para dar mais criatividade ao meio-campo.
Renan;Vitor,Jackson,Pedrão,Lima;Amaral,David, Thiago Mendes,Ramon;Rychely e Araújo

Grêmio
Candidato ao título, ano passado ficou em 2º. Barcos, voltou a sua boa fase, tendo a ajuda do jovem Luan, que demonstrou ter um bom futebol. Com um elenco mais enxuto no papel, dá a impressão de ser mais consistente nas mãos de Enderson Moreira. Kléber, deve sair do clube, tendo sondagens do Vasco. Edinho, Dudu e Pedro Geromel foram importantes aquisições feitas pelo clube gaúcho para a temporada.
“Constamente se tem que provar no futebol. Já juntamos forças e esquecemos o que passou. Agora temos um novo desafio e precisamos começar e terminar forte o Brasileiro. Não se pode vacilar porque não se pode perder pontos”
Ramiro; meio-campo


Internacional
Comandado por Abel Braga, o Inter tenta desta vez, conseguir colocar em prática o bom futebol que foi esperado do time que possui bons jogadores(pelo menos no papel). Áranguiz, caiu como uma luva no meio-campo Colorado e ajuda o maestro e ídolo D'Alessandro. Porém, o ataque perdeu peças de nome comparado ao ano de 2013; Leandro Damião(no Santos) e Diego Forlán(atualmente, no futebol do Japão)

“Temos que fazer nossa parte, pois o Brasileirão é um campeonato muito difícil. Tem vários times de qualidade”

Willians; volante


Palmeiras
Fortalecido, o time de Gilson Kleina tem um bom elenco, porém, Alan Kardec, a principal peça ofensiva do time pode sair em Julho. Fernando Prass e o zagueiro Lúcio, estão em boa fase e passam segurança no setor defensivo. Apesar da eliminação na semi-final para o Ituano, o time demonstrou que pode surpreender. William Matheus, Mendieta, Eguren e Diogo são boas peças no banco do Verdão.
“Aproveitamos este tempo sem partidas para nos recuperarmos. Tiramos todos os atletas do departamento médico. Claro que com um tempo de treino maior para alguns e menor para outros. É importante a volta de todo o grupo, isso é um grande reforço”
Gilson Kleina; técnico


Santos
O time do litoral, aposta mais uma vez na garotada. Apesar do vice-campeonato do Paulista, o time mostrou que pode sonhar com uma Libertadores neste ano. Gabriel, Jubal e Geuvânio, são alguns pratas da casa que  assumiram a titularidade do Peixe neste ano e demonstraram que podem ajudar o time nesta competição de pontos corridos.
“Teremos adversários qualificados pelas frente. Vamos tentar superá-los. Estou muito otimista, mas temos que continuar trabalhando”.
Oswaldo de Oliveira; técnico
 São Paulo
Estabilizado(apesar da campanha no Paulista), o time comandado por Muricy Ramalho, tem um time muito bom no papel. Álvaro Pereira, Pabón, Souza e Alexandre Pato, foram boas contratações feitas pela diretoria. Um setor ofensivo poderoso, que conta com Luis Fabiano, Pabón e Pato(além de Osvaldo no banco) é a principal arma do time.
“Sabemos que é um campeonato que o São Paulo tem tradição. Por isso, é nosso dever pensar no título, porque temos condições para isso. Não é uma coisa comum o que aconteceu no ano passado. Queremos voltar a fazer o torcedor feliz, é o que almejamos”
Souza; volante

Sport
Tentando evitar a gangorra do sobe e cai, sobe e cai, o Sport quer fazer uma temporada fugindo da zona de rebaixamento. Para isso, Ferron e Durval(de volta ao clube), devem fazer seu papel defensivamente. Com um modesto elenco, o time de Eduardo Baptista, tem como principal nome ofensivo Neto Baiano que vem correspondendo.
"Acredito que a fase vitoriosa pela qual estamos passando, com o título regional e triunfos no Estadual, fará os jogadores entrarem ainda mais motivados“
Eduardo Baptista; técnico


 Vitória
O clube baiano, tenta repetir a boa campanha realizada na temporada passada, qunado brigou até o fim por uma vaga na Libertadores. Dinei, é o responsável pelos gols, enquanto Ayrton, é o principal nome das bolas paradas do Vitória. Jovens jogadores como Luiz Gustavo, Mansur e José Welison podem dar mais gás à equipe rubro-negra, vice-campeã do Campeonato Baiano.

“Eu chego absolutamente confiante e com a certeza que vou fazer o meu máximo e espero que o máximo que eu fizer esteja à altura da tradição e das necessidades do Vitória”

Felipe Ximenes; novo executivo de futebol do Vitória, sobre sua chegada




Agradecimentos:
Theo Montoto(bloggeiro do FutSimples)
ogol.com.br
Sites Oficiais dos Clubes
Gabriel Zolla(convidado especial)
Giancarlo Bueno(convidado especial)



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial