[ESPECIAL]Novatos na Premier League 2015/16: Bournemouth, time do litoral inglês que saiu da falência à glória em sete anos

de São Paulo - SP, Brasil
(7/07/15)

Em uma série de reportagens sobre as três equipes que ascenderam à Premier League 2015/16, o FutSimples irá mostrar um pouco mais da história, fatos curiosos, dados e um panorama das equipes que irão experimentar o gosto de participar da elite do futebol inglês.

O segundo raio-X será feito na equipe do Bournemouth, sediado na cidade de Bournemouth, no sul da Inglaterra, de aproximadamente 183 mil habitantes. Southampton e Portsmouth são vizinhas e já tem história na Premier League.

História
O clube tem 116 anos de história

Fundado em 1899 por remanescentes do extinto Boscombe St. John's Club, seu primeiro nome foi Boscombe Football Club e apenas em 1972 ganhou a atual denominação.

O título mais importante da história dos "Cherries"(cerejas, em inglês) foi justamente o da Segunda Divisão Inglesa na temporada passada, quando obteve 90 pontos. Em 1983/84 venceu a Johnstone´s Paint Trophy e, em 1986/87 a 3ª Divisão.




Acanhado estádio Goldsands pode fazer a diferença
Estádio

O estádio do Bournemouth se chama Goldsands Stadium que foi inaugurado em 1910.Também conhecido como Dean Court, nome de um membro da família Cooper-Dean, uma das mais influentes da cidade, possui capacidade para abrigar 12.000 torcedores, e foi reformado em 2001.



Era Harry Redknapp


Harry Redknapp nos "Cherries"

O técnico inglês Harry Redknapp é considerado o melhor técnico da história do Bournemouth onde atuou de 1972 a 1976 e comandou entre 1983 a 1992. Em 1987 foi campeão da Terceira Divisão inglesa, levando o clube para a segunda divisão pela primeira vez em sua história. O britânico de 68 anos já teve passagens por Southampton, Tottenham e QPR, entre outros. Seu filho, Jamie Redknapp estreou no clube aos 16 anos e fez sucesso no Liverpool.





Crise financeira à Primeira Divisão

Jogadores comemoram o acesso do clube
No início da temporada 2008/09, o Bournemouth estava afundado em dívidas e, por não cumprir as exigências financeiras, quase não foi aceito pela Football League para jogar a League Two, a quarta divisão do Campeonato Inglês.

O time tinha acabado de ser rebaixado da League One, mas a Confederação acabou aceitando a inscrição do clube depois de apresentadas garantias, com a pena de começar o campeonato com - 17 pontos. A nova direção decide então apostar no desconhecido Eddie Howe que aos 31 anos torna-se o mais jovem técnico da história do clube e salva o Bournemouth de mais uma queda.
Os "cherries" subiram para a terceira divisão em 2009/10, terminando em segundo lugar na League Two já sob o mandato de Jeff Mostyn(atual presidente) que devolve a estabilidade financeira ao Bournemouth.

Na temporada seguinte o time ganha um novo sócio; o russo Maxim Demin que "banca" o projeto. O time chega aos playoffs ao acabar a fase regular em sexto lugar, mas acabou derrotado. Em 2011/12, ficou na 11ª colocação com o técnico Paul Groves.
Festa do acesso no litoral inglês

Em 2012/13 Eddie Howe retorna ao comando do clube praiano devido aos maus resultados de Groves. Com o segundo lugar, o clube subiu de divisão e, depois do primeiro ano na Championship, com o 10º lugar, o time subiu à Premier League na temporada 2014/15 pela primeira vez na história, sendo campeão.




Reforços para a manutenção na elite

Com o objetivo de permanecer na elite do futebol inglês algumas contratações já foram feitas, entre elas a dos defensores Mings e Distan e do atacante Atsu.
Lateral-esquerdo Mings é novidade
O lateral-esquerdo Tyrone Mings custou 8 milhões de libras(R$ 39,3 milhões) e se tornou a transação mais cara da história do clube. O zagueiro francês Sylvain Distin chega de graça ao clube e seus 37 anos prometem trazer experiência ao elenco. Já o ganês Christian Atsu chega por empréstimo proveniente do Chelsea. Na temporada passada atuou pelo Everton também por empréstimo


Estreia em casa na Premier League

A estreia na competição será em casa contra o Aston Villa no dia 8. Uma semana depois a equipe terá a dura missão de enfrentar o Liverpool em Anfield e no dia 22, em Londres jogará contra o West Ham.
Jogos do Bournemouth na Premeier League 2015/16







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial